
A Oktoberfest, como muitos sabem, é o maior evento cervejeiro do mundo! Neste quase um mês de festival, a cidade de Munique fica ainda mais radiante, recebendo milhões de visitantes, o que gera mais de 12mil empregos para os moradores da cidade e para outras pessoas que vem somente para isso.
Mesmo para quem não é tão fã assim de cerveja (não bebo cerveja), a Oktoberfest que ocorre em Munique é um evento que vale a pena ir ao menos uma vez na vida! Foi uma experiência única, não posso negar, tanto que fui quase todos os dias de Oktoberfest e irei de novo.

Abaixo deixo algumas curiosidades bem interessantes sobre a Oktoberfest de Munique:
1. A primeira edição da Oktoberfest aconteceu em 1810, quando o príncipe Ludwig da Baviera convidou todos os cidadãos para comemorar seu casamento. O sucesso foi tão grande que decidiu-se repetir a festa todo ano em comemoração ao casamento.
2. Grande parte da Oktoberfest acontece em setembro, por conta do outono alemão que não é lá dos mais quentinhos. No passado acontecia em outubro, mas por esse motivo, somente o último final de semana da Oktoberfest é no mês de outubro.

3. A cerveja da Oktoberfest é forte. Ela é produzida especialmente para a Oktoberfest e tem um teor alcoólico maior do que as cervejas comuns. E tem muita gente que não sabe beber e acaba virando estatística no hospital, com intoxicações por beber demais

4. Por se tratar de uma tradição bávara, a Oktoberfest conta apenas com as cervejas produzidas nos arredores de Munique e, portanto, só essas são consideradas as Cervejas da Oktoberfest. São elas: Augustiner (a mais antiga e tradicional – 1328), Spaten, Paulaner, Hacker Pschorr, Hofbräu e Löwenbräu.
5. Todas as cervejas da Oktoberfest são produzidas respeitando a Lei da Pureza Alemã, que diz que as cervejas deveriam ser fabricadas apenas com água, malte de cevada e lúpulo.
6. A Oktoberfest recebe mais ou menos 6 milhões de pessoas a cada edição e, por mais que não pareça, só 19% são estrangeiros.

7. A Oktoberfest de Munique é uma atração para toda a família e por isso o Parque de diversões da Oktoberfest, mesmo lugar onde ficam as tendas, abre às 9h aos finais de semana.
8. Einstein trabalhou na Oktoberfest! Sério, ele trabalhou como eletricista e ajudou na montagem de uma das tendas.
9. Tem uma tenda de vinho na Oktoberfest, mas eu não a vi cheia em nenhum momento, então não deve ser tão popular assim entre os visitantes.

10. A Oktoberfest não é só cerveja! Tem mais de 90 atrações para todos os gostos e todas as idades, desde roda gigante até carrinhos de bate-bate e barraquinhas de doces.
11. Como onde tem cerveja tem que ter banheiro, a Oktoberfest disponibiliza em torno de 2000 sanitários para os visitantes. Então não se preocupem, não vai faltar lugar na hora que bater aquela vontade!
E aí, gostou? Se já foi, conta para mim tua experiência, vou adorar saber.
Pelo menos é animado, pra quem não gosta de cerveja. 🙂
Muito bom saber de coisas boas e experiências gostosas como essa!!
Gostei de saber que mesmo sem gostar de cerveja é um evento super divertido e cheio de atrações!! (Claro que a cerveja é a principal) Mas conhecer novas culturas é sempre legal 😀
Amei esse post. Arrasou com tanta informação.
Não era minha prioridade ir na Oktoberfest original mas agora, TUDO MUDOU! Sério, não conhecia nada disso e fiquei com vontade! ótimo post, Anne!
Adorei seu post! Muita informação que desconhecia, como a origem da festa e sobre as cervejas. Fiquei impressionada em saber que só existem seis!! Incrível! Os números do evento também são surpreendentes! 12 mil empregos?! Que maravilha!
Muito legal o post, fiquei com muita vontade de conhecer essa festa tão famosa. Me diga uma coisa, vocês ficaram hospedados próximo do evento? Tiveram dificuldade para conseguir hotel?
Com quanto tempo de antecedência você aconselha já começar a ver isso?
Bjs e parabéns pelo post.
Ooi Cris, tudo bom? Então, eu morei mais de um ano em Munique, então quando voltei já tinha casa para ficar. Mas sei que as pessoas chegam a reservar hotel um ano antes para a época da Oktoberfest. Quanto antes reservar, mais barato fica. 2 meses antes das festa já não há mais vagas, só em campings e cidades mais próximas, como Freising (que é pertinho, 23min de trem).
Bjss, muito obrigada! <3